quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Não sabem
Nos últimos meses temos visto (quem quer ver, óbvio) surgir uma nova força política em São Miguel do Oeste. E o fenômeno acontece em todo o Brasil e em todo o mundo. É a participação dos jovens, através das redes sociais, na discussão de temas e na realização de protestos e manifestações. Em poucos dias, ou no máximo uma semana, esse segmento tem força para mobilizar a sociedade e promover ações gigantescas. O dia em que os jovens perceberem a força que tem, o efeito sobre políticos ultrapassados e arcaicos será devastador.

Melhorias
A secretaria de Desenvolvimento Econômico está trabalhando no projeto de revitalização do parque da FAISMO, o nosso parque Rineu Gransotto. A proposta deverá ser implantada a longo prazo, mas prevê uma série de novos espaços, dentre os quais arquibancadas na área de rodeios e uma remodelação do que está sendo chamado de Vila das Etnias, um espaço para os grupos étnicos locais. Embaixo da arquibancada, um espaço para o grupo de cavalarianos de São Miguel do Oeste. Também um espaço permanente para a Agricultura Familiar.

Sem fim
O inquérito instaurado pelo Ministério Público, em 2013, para investigar as obras das casas da Vila Nova II ainda não terminou. A obra suscitou grande polêmica, em 2012, com a prefeitura passando literalmente o trator no que havia sido feito pela empreiteira e iniciando tudo de novo. No dia 9 de julho deste ano, a denúncia foi aditada. Novos elementos foram acrescentados à investigação, que apura a aplicação de recursos públicos destinados à obra, diante da não prestação integral dos serviços e a má qualidade dos materiais utilizados.

Bom e ruim
A situação do comércio de São Miguel do Oeste é muito ruim. Os empresários estão preocupados, principalmente com as notícias de Brasília e as avaliações dos economistas, que mandam o consumidor pisar no freio. O resultado é o lado ruim: o consumidor está seguindo a orientação e não compra nada. A boa notícia é que o comércio está recebendo uma boa leva de argentinos, que estão aparecendo e comprando bem. Não fossem eles, talvez alguns negócios estivessem em situação ainda pior.

Menos pior
O Dia dos Pais, para o comércio de São Miguel do Oeste, não foi tudo aquilo que os empresários esperavam, mas foi melhor do que em 2014. A presidente da CDL, Lizete Grassi Lang, disse que o movimento da sexta-feira e do sábado, véspera do Dia dos Pais, registrou um bom movimento. A data só não foi melhor e não atingiu a expectativa porque os presentes adquiridos foram de menor valor. No Dia das Mães já havia ocorrido fenômeno semelhante. A verdade é que a grana está curta.

Fundador
Uma notinha publicada na semana passada deu o que falar entre os tucanos. Olímpio Mallmann me disse que depois de muitos anos, tendo sido inclusive fundador do PSDB, desistiu e largou de mão. Foi para o PSD. O ex-coordenador regional, hoje advogado em Xaxim, Olavo Heberle, desmentiu Mallmann. Disse que entre os fundadores, Mallmann não estava. Quem fundou o PSDB foram Ari Borba Fernandes, Brizola e mais seis abnegados. Heberle disse que chegou a São Miguel em 91, e depois ingressaram Eugenio Stein, Clair Bernardon e Laurete Damian. Olímpio Malmann ingressou no PSDB junto com Leonel Pavan, já no século 21.

Mais discussão
Olimpio Mallmann rebateu Olavo Heberle, e disse que filiou 40 pessoas a pedido de Eugenio Stein. Que eram quase todos seus funcionários e que o ato foi no escritório de Odilo Lermen, junto com Ari Fernandes. Disse que nem conhecia o tal de Leonel Pavan. Mas Heberle voltou à carga. Disse que tem uma lista de filiados de 91, onde Olímpio estava no PDT e Getúlio Mallmann estava no PRN, o extinto partido de Fernando Collor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário