quarta-feira, 29 de junho de 2016

Romaria

Começou a romaria de lideranças estaduais nos municípios da região. Na prática, é a eleição estadual que está em jogo e cada deputado ou pretendente a cargo de deputado trata de amarrar alianças para 2018. É o mome3nto de apoiar os candidatos locais, vendo-os como cabos eleitorais em potencial para a eleição estadual. Um prefeito aqui, um vereador acolá, faz diferença numa eleição disputada em todo o Estado. É por isso que deputados federais estão percorrendo os diretórios locais e tentando influenciar na escolha de candidatos a prefeito, vereadores e coligações.

Recente

O mais recente encontro regional com deputados na fronteira foi o PSD. A reunião teve a presença de 30 pré-candidatos a prefeitos pelo partido, entre eles o presidente da sigla e vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. Compareceram ao evento, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, e o deputado federal João Rodrigues. Recentemente, o PT realizou evento semelhante, com a participação de deputados. Marcos Vieira, deputado estadual pelo PSDB, também tem percorrido a região. Celso Maldaner, que é de Maravilha, e Valdir Colatto, também reforçar o PMDB, nas articulações.

É ele

O deputado Gelson Merísio confirmou que Wilson Trevisan é o nome do PSD para concorrer a prefeito de São Miguel do Oeste. As negociações estão adiantadas e o diálogo com os partidos no que diz respeito à coligações, ainda está em aberto. Merísio explicou que o partido terá candidaturas em pelo menos 200 municípios. Segundo Trevisan, em São Miguel do Oeste, a data limite para discussões é 10 de julho. Trevisan, que também é coordenador regional do partido, explicou que dos sete municípios da regional, o partido já tem cinco com pré-candidaturas a prefeito. Falta confirmação em Bandeirante e Descanso.

Segurança

O vereador Raul Gransotto ingressou na Justiça com um mandado de segurança questionando a eleição do presidente da Câmara. Ele quer a anulação da votação que resultou na eleição de Idemar Guaresi para a presidência da Casa. Gransotto (PSDB) e Claudio Barp (PMDB) não estavam presentes na sessão e não puderam votar. A eleição foi realizada às pressas após a renúncia da vereadora Cristiane Massaro e o advogado Éder Stocco quer anular tudo por falta de publicidade. Ele afirma que os vereadores Cláudio Barp e Raul Gransotto não foram informados que a eleição ocorreria naquela data.

Sem chance

A alegação do vereador Raul Gransotto para pedir a anulação da eleição para a presidência da Câmara é que elem não teve a chance de concorrer, por não ter sido avisado a tempo. Nem ele, nem os vereadores Cláudio Barp, que também não foi avisado, ou a vereadora Claudete Fabiani, que assumiria com a renúncia de Cristiane Massaro. A judicialização do processo de eleição da mesa diretora da Câmara é o derradeiro capítulo de um episódio que em nada engrandece o Poder Legislativo de São Miguel do Oeste. Ao que tudo indica, a eleição extra ainda vai dar muito pano para manga.

Repercutindo

A votação que elegeu a nova mesa diretora do Legislativo de São Miguel do Oeste continua gerando polêmica entre os vereadores. Depois de ter recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e determinação para afastar-se de suas funções de vereadora, Cristiane Zanatta Massaro renunciou ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores em sessão realizada na tarde do dia 2 de junho. Logo em seguida, o vereador Idemar Guaresi, que até então ocupava o cargo de vice-presidente, assumiu a presidência da Casa e definiu que as eleições para escolha da nova mesa diretora ocorreria na mesma tarde.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Crime
O Ministério Público vai apertar o cerco aos loteamentos irregulares em São Miguel do Oeste. Em audiência pública, o promotor Maycon Hammes explicou em evento na UNOESC que haverá “tolerância zero” com o parcelamento irregular do solo e a venda de terrenos sem escritura. A prática comum de vender terrenos com contratos de gaveta e sem qualquer escrituração ou projeto de loteamento é crime. A prefeitura e os cartórios foram informados da exigência de projetos de loteamento e de cumprimento da lei. O Ministério Público está propondo termos de ajustamento de conduta para impedir o surgimento de noivos loteamentos irregulares.

No peito
Tem muita gente em São Miguel do Oeste vendendo terrenos em áreas rurais, enganando os compradores, através de contratos de gaveta. O loteamento precisa ser aprovado na Câmara de Vereadores, no setor de Engenharia da prefeitura e contar com toda a infraestrutura prevista em lei. São terrenos sem documentação, sem rede elétrica, sem calçamento, sem rede pluvial, obras que são obrigatórias por lei para a aprovação de projetos de loteamento. Sem falar no fato de que a pessoa que adquire um terreno através de contratos que não podem gerar escrituras, podem ser vítimas de golpes, como a venda da mesma área para mais de uma pessoa. Afinal de contas, só é dono quem tem escritura.

Livro
Foi lançado esta semana o livro Cooperativismo e Associativismo: esforço coletivo em prol do bem comum, escrito pelos companheiros de jornal Euclides Staub, Edson Furhmann, e pelo professor Lotário Staub. A obra deverá circular em todo o país, em universidades, cooperativas e bibliotecas. Um trabalho que deverá chegar a mais de cem mil exemplares já nos primeiros meses. Sem dúvida, uma grande iniciativa, que já está sendo levada até ao Congresso Nacional, através do apoio do movimento cooperativista e de parlamentares, como o deputado Valdir Colatto. Parabéns ao jornalista Edson Furhmann e aos irmãos Euclides e Lotário Staub.

Tem dois
O PT realizou encontro em São Miguel do Oeste e definiu que os vereadores Maria Tereza Capra e Juarez da Silva podem ser candidatos a prefeito. O ex-prefeito Nelson Foss da Silva disse que é remota a possibilidade do PT colocar candidatura própria com chapa pura. O presidente estadual Cláudio Vignatti disse que não pretende intervir em questões locais, nas questões envolvendo coligações. O posicionamento contraria a orientação do diretório nacional, que proibiu coligações com partidos que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Limites
O PT anuncia o desejo de reeditar a coligação com o PP e o PR. Também vem conversando com o PDT. O veto do diretório local impede as conversações com o PSDB, que a nível nacional se posiciona contra Dilma, e com o PMDB e PSD, que estão no governo municipal. O PT de São Miguel do Oeste prioriza a montagem de uma nominata de candidatos a vereador. O objetivo é manter a representação na Câmara de Vereadores. A posição anunciada, de certa forma, isola o PSDB, que coloca a ex-presidente da Câmara, Cristiane Zanatta, como candidata a prefeito Uma aliança do PSDB com o PMDB e o PSD é pouco provável, devido aos fatos que levaram o distanciamento da ex-presidente até aos tribunais. Aí, fica uma pergunta: com quem o PSDB, Moacir Fiorini e Cristiane Zanatta vão coligar para as eleições deste ano?



quarta-feira, 15 de junho de 2016

Caiu
O repasse do Fundo de participação dos Municípios para a prefeitura de São Miguel do Oeste caiu de mais de um milhão e 300 mil reais, no início de maio, para 646 mil em junho. A diferença é superior a 50% de queda em apenas um mês. As projeções do prefeito João Valar e do secretário da Fazenda, Pedro de Conto, são sombrias. A tendência é de que a arrecadação do município continue em queda livre. A palavra de ordem é cortar despesas, para chegar ao final do ano com as contas equilibradas.

Como fazer?
O secretário da Fazenda não vê muitas saídas para o equilíbrio das contas públicas em São Miguel do Oeste. A queda no retorno do FPM foi tão brutal que não há planejamento que resista. Mais de 50% de um mês para o outro? E a partir de agora, até o final do ano, como deverá se comportar a arrecadação dos municípios? A tendência é de queda, o que vai obrigar a apertar ainda mais o cinto. Uma das preocupações é o pagamento do décimo terceiro salário, que representa uma folha a mais até o final do ano, com a primeira metade no final do primeiro semestre.

Crise
Os problemas de caixa das prefeituras tendem a ser cada vez mais graves, com a queda de arrecadação se prolongando para além de 2017. Os próximos prefeitos terão que usar de parcimônia nas promessas, pois as vacas serão magras no início do próximo governo. O futuro parece sombrio e as perspectivas que sempre cercam um novo governo, desta vez deverão ser de pé no chão. Grandes obras, a abertura de vagas para militantes nos cargos públicos, mudanças radicais, terão que ser projetadas para mais tarde, pois o caixa das prefeituras estará raspado pela crise.

Melhorou
Saiu o novo índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros. E São Miguel do Oeste melhorou um pouquinho. Era o 39º município brasileiro com melhor qualidade de vida. Subiu duas posições e agora é o 37º. No estabelecimento do IDH são considerados índices que medem educação, saúde, nível de emprego, habitação e outros aspectos importantes na vida dos cidadãos. O xis da questão é que o índice de São Miguel do Oeste não melhorou. Melhorou foi a colocação no ranking. Isso quer dizer que pelo menos alguns municípios que estavam mais à frente  sofreram redução no índice do IDH.  

Entre os dez
A condição de 37º melhor município para se viver leva em consideração todos os municípios brasileiros. Se a pesquisa for reduzida para municípios com menos de 100 mil habitantes, São Miguel do Oeste fica entre os dez primeiros. Lógico que é uma questão de orgulho para todos os habitantes da cidade. Mas também é um desafio: fazer com que a cidade pelo menos mantenha essa posição nos índices de desenvolvimento humano ou melhore ainda mais. A qualidade de vida do cidadão precisa ser o objetivo principal de qualquer administração pública.



Nada ainda
O presidente do PC do B de São Miguel do Oeste, advogado Paulo Ricardo Drum, ficou contrariado com uma informação divulgada há poucos dias informando que ele teria acertado uma aliança com o PMDB. Conforme ele, isso não é verdade. Nenhuma reunião foi feita com o PMDB e, quando for, toda a direção do partido será convidada a participar. Aliás, as reuniões formais entre direções partidárias, devem se intensificar a partir de agora. Conversas informais ocorrem entre todos os partidos, mas daí a se chegar a uma aliança vai uma distância muito grande.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Vai piorar
A situação das prefeituras da região, no ano que vem, pode ficar muito grave. O cálculo do movimento econômico tem dois anos de atraso em relação à liberação dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e do ICMS. O cálculo para 2017 é feito com base no movimento econômico de 2015, informado em 2016. Então, a crise que iniciou em 2014, agravou-se em 2015 e chegou ao auge em 2016, terá seus piores reflexos em 2017 e 2018.

Construção
O município de São Miguel do Oeste vem conseguindo passar pela grave crise econômica que assola o país. O setor da indústria da construção civil, que sempre foi muito forte, teve forte retração, mas mesmo assim projetos de grande porte continuam sendo implantados. Tem-se informações sobre dificuldades de empresas do setor, o que recomenda aos consumidores os cuidados necessários na hora da compra de projetos na planta. É hora de privilegiar as empresas mais sólidas e com reputação ilibada.

Cuidado
Adquirentes de apartamentos em alguns condomínios da cidade estão tendo dificuldades para obtenção das escrituras. O problema está na falta de negativas de construtoras, documento indispensável para fazer a transferência da propriedade de imóvel. Com isso, o comprador paga pelo imóvel e depois fica na dependência de liberação, por parte do fisco, para que a construtora consiga passar a escritura. Um risco de acabar vendo o imóvel penhorado para pagamento de dívidas fiscais da construtora. É preciso muito cuidado na hora da compra.

Argentinos
O que tem salvo algumas empresas comerciais da cidade é a movimentação de argentinos. Algumas lojas aceitam pesos e cartões do vizinho país. É a necessidade de adaptação, mais fácil para alguns, e que permite manter empregos e negócios. O comércio de São Miguel do Oeste sempre foi forte exatamente pela criatividade e a capacidade de navegar na crise, que nossos empresários trazem no DNA. A esperança de todos é que a crise passe logo e que o Brasil possa dar novas esperanças a quem se esforça tanto para continuar na luta.

Quieto
Apesar do ano eleitoral e da costumeira movimentação que deveria ocorrer nesta época do ano, está tudo parado em São Miguel do Oeste, nos bastidores dos partidos. As movimentações mais visíveis são do PDT e do PSDB, partidos de tamanho médio, que normalmente buscam coligações. O PDT, com Carlinhos Gerhard e Irton Lamb, tem feito reuniões e parece que a proposta de candidatura própria deve ir para a convenção. Genésio Colle deve concorrer a vereador, como Vanirto Conrad. O PSDB, com Cristiane Zanatta e Moacir Fiorini, também se movimenta. Os dois tem estado mais presentes e buscando o contato com o eleitor.

Assume
A advogada Tânia Mara Florêncio de Souza, esposa do empresário Fábio Bagetti, assume a presidência do Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade, no lugar da psicóloga Rosilei Kepler. Nos últimos anos, apenas mulheres tem dirigido o Lions Clube Universidade: assumiram Lizete Lang, Leoni de Conto, Rosilei Kepler e agora Tânia de Souza. No ano que vem, quem deverá assumir é o advogado Adilson Pandolfo, interrompendo um profícuo reinado de mulheres na entidade.