quinta-feira, 2 de junho de 2016

Vai piorar
A situação das prefeituras da região, no ano que vem, pode ficar muito grave. O cálculo do movimento econômico tem dois anos de atraso em relação à liberação dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e do ICMS. O cálculo para 2017 é feito com base no movimento econômico de 2015, informado em 2016. Então, a crise que iniciou em 2014, agravou-se em 2015 e chegou ao auge em 2016, terá seus piores reflexos em 2017 e 2018.

Construção
O município de São Miguel do Oeste vem conseguindo passar pela grave crise econômica que assola o país. O setor da indústria da construção civil, que sempre foi muito forte, teve forte retração, mas mesmo assim projetos de grande porte continuam sendo implantados. Tem-se informações sobre dificuldades de empresas do setor, o que recomenda aos consumidores os cuidados necessários na hora da compra de projetos na planta. É hora de privilegiar as empresas mais sólidas e com reputação ilibada.

Cuidado
Adquirentes de apartamentos em alguns condomínios da cidade estão tendo dificuldades para obtenção das escrituras. O problema está na falta de negativas de construtoras, documento indispensável para fazer a transferência da propriedade de imóvel. Com isso, o comprador paga pelo imóvel e depois fica na dependência de liberação, por parte do fisco, para que a construtora consiga passar a escritura. Um risco de acabar vendo o imóvel penhorado para pagamento de dívidas fiscais da construtora. É preciso muito cuidado na hora da compra.

Argentinos
O que tem salvo algumas empresas comerciais da cidade é a movimentação de argentinos. Algumas lojas aceitam pesos e cartões do vizinho país. É a necessidade de adaptação, mais fácil para alguns, e que permite manter empregos e negócios. O comércio de São Miguel do Oeste sempre foi forte exatamente pela criatividade e a capacidade de navegar na crise, que nossos empresários trazem no DNA. A esperança de todos é que a crise passe logo e que o Brasil possa dar novas esperanças a quem se esforça tanto para continuar na luta.

Quieto
Apesar do ano eleitoral e da costumeira movimentação que deveria ocorrer nesta época do ano, está tudo parado em São Miguel do Oeste, nos bastidores dos partidos. As movimentações mais visíveis são do PDT e do PSDB, partidos de tamanho médio, que normalmente buscam coligações. O PDT, com Carlinhos Gerhard e Irton Lamb, tem feito reuniões e parece que a proposta de candidatura própria deve ir para a convenção. Genésio Colle deve concorrer a vereador, como Vanirto Conrad. O PSDB, com Cristiane Zanatta e Moacir Fiorini, também se movimenta. Os dois tem estado mais presentes e buscando o contato com o eleitor.

Assume
A advogada Tânia Mara Florêncio de Souza, esposa do empresário Fábio Bagetti, assume a presidência do Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade, no lugar da psicóloga Rosilei Kepler. Nos últimos anos, apenas mulheres tem dirigido o Lions Clube Universidade: assumiram Lizete Lang, Leoni de Conto, Rosilei Kepler e agora Tânia de Souza. No ano que vem, quem deverá assumir é o advogado Adilson Pandolfo, interrompendo um profícuo reinado de mulheres na entidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário