quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Não vem
Foi transferida a visita de Lula a São Miguel do Oeste, que deveria acontecer nesta quarta-feira. Ficou, em princípio, para o dia 17 de dezembro. O ex-presidente foi convidado pelo MST e deveria visitar a Terra Viva. Há um movimento organizado para protestar durante a passagem do ex-presidente pela cidade. A explicação para o adiamento foi a tragédia com o voo da Chapecoense. Há quem diga que o protesto programado foi o real motivo da transferência.

Na lista
A lista dos delatados da Odebrecht tem pelo menos dois nomes de políticos de Santa Catarina. Nela aparecem os nomes do ex-deputado Antônio Ceron e do governador Raimundo Colombo. O governador, ainda em março, quando este assunto surgiu, explicou que seu nome aparecia na lista mas que jamais recebeu qualquer dinheiro de propina da empreiteira. De qualquer forma, eu também nunca recebi nenhum dinheiro de empreiteira e meu nome não está na lista.

Todos
A lista da Odebrecht tem potencial para derrubar meio mundo. Talvez seja este o temor de deputados e senadores, que se apressaram a votar, no meio da madrugada, uma lei que coloca a guilhotina sobre a cabeça de juízes e promotores. Tem nomes de peso, como José Sarney, José Serra, Sérgio Cabral (já preso), Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros, Jacques Wagner,  Lindbergh Farias, Raul Jungmann, Eduardo Cunha, Vanessa Grazziotin e muito mais.

Equipe
A antecipação de alguns nomes da equipe de Wilson Trevisan, na edição de quarta-feira mostrou que minhas fontes continuam confiáveis. Todos os que apontei estavam no time divulgados naquele dia. Pena que eu não tinha a lista completa, mas mesmo assim, as informações mais importantes estavam lá. Um jornalista sem fontes não é nada. Agradeço aos amigos que me repassam informações privilegiadas e que ajudam a manter o leitor bem informado.

Enxuta
O secretariado de Trevisan é do tamanho necessário para enfrentar a crise. Uma equipe reduzida, já que as previsões são pouco animadoras, para dizer o mínimo. A equipe foi diminuída de doze secretarias para apenas sete. Os cargos de segundo escalão só serão preenchidos a partir de março. A tarefa de sentar em cima do cofre e não abrir de jeito nenhum coube ao vice-prefeito Alfredo Spier, nomeado para acumular as secretarias de Administração e Fazenda.

Certos
Alguns nomes anunciados pelo prefeito já eram mais do que esperados. Cleumar Liebert, que foi escolhido como Chefe de Gabinete, era o coordenador da campanha e tido como certo na equipe. O vice-prefeito Alfredo Spier era outro que estava certo como integrante da equipe de governo. Deve acumular funções como Secretário de Administração e Fazenda. Renato Romancini era dado como certo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Vai acumular funções também na secretaria de Agricultura. Leonir Caron já era previsto e não pode ser considerado novidade na Saúde.
Novidades
Alguns nomes anunciados pelo prefeito foram surpresas para todo mundo. A pasta da Educação terá no comando a professora Rosani Pelissari, nome que não foi cogitado. Outra novidade é Marta Sotilli, que vai assumir a secretaria de Assistência Social. Vilmar Bonora, que liderou o movimento dos caminhoneiros, em 2014 e 2015, e que concorreu a vereador, vai comandar a Secretaria de Obras. A grande surpresa, porém, foi Marli da Rosa, ligada ao PMDB, que será a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Carlos Chaves continua na Fundação de Cultura e Juliano Siebel comanda a Fundação de Esportes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário