quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Podemos
O ex-vereador Valnir Scharnoski desligou-se do PSD e está fundando o Podemos, aqui em São Miguel do Oeste. Nini Scharnoski tem dito que pretende concorrer a prefeito ou vice-prefeito nas próximas eleições e já trabalha para organizar um partido sem qualquer ligação com os partidos tradicionais. Ele já foi filiado ao Partido Progressista e ao PSD. Também já foi o vereador mais votado da cidade. Na última eleição, Scharnoski, decepcionado com os rumos da política, preferiu não concorrer a nada.

Confusão
A questão do horário de abertura do comércio volta a gerar polêmica na cidade. Na segunda-feira, numa reunião na Câmara de Vereadores, a questão foi discutida entre vereadores e empresários. Discutida, em termos. Num determinado momento a conversa esquentou e as posições se acirraram. O vereador Vagner Passos, um dos subscritores do projeto que tramita no Legislativo sentiu-se ofendido e se retirou. Quem esteve no encontro garante que o assunto virou bate-boca e pegou fogo, prometendo muita polêmica quando o projeto for ao plenário.

Fraude
A Polícia Federal deflagrou operação para apurar fraudes na Previdência Social em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Aqui no Estado, foram registrados casos em Dionísio Cerqueira e Palma Sola. Tem servidores do judiciário federal, peritos, advogados e empresários envolvidos. Mais de 150 policiais foram mobilizados para cumprir 35 mandados de busca e apreensão e 28 de condução coercitiva. A operação iniciou a partir de processo instaurado na Justiça Federal de São Miguel do Oeste.

Grossa
A falcatrua denunciada em processo na Justiça Federal é grossa. Tem empresário falsificando provas para conseguir se aposentar como agricultor, sem jamais ter contribuído para a Previdência Social. Tem gente morta, transformada em agricultores, mediante documentação falsa, para que os herdeiros se aposentem como se também fossem agricultores. Os investigados responderão por estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, falso testemunho e falsa perícia. Os advogados poderão responder por fraude processual.

Livro
Produção cultural dos colegas Euclides Staub, Raul Staub, Lotário Staub e Edson Furhmann resgata a história da Coluna Prestes e mostra como a incursão do movimento impactou a região, fazendo surgir em seu rastro 27 municípios. Um trabalho de grande valor histórico, que poderá contribuir para a pesquisa e para o conhecimento de um evento nacional que ocorreu, entre outras regiões do país, na fronteira de Santa Catarina com a Argentina.

Vivo
A obra dos pesquisadores e escritores de São Miguel do Oeste se baseou em documentos oficiais a informações orais. Destaque para as informações repassadas por Ezídio Nardes, último remanescente ainda vivo da Coluna Prestes, hoje com 106 anos, completados no último dia 15. Tive o privilégio de entrevistá-lo em São Miguel do Oeste. Ele ainda vive, numa condição bastante humilde, em Dionísio Cerqueira. Como ele, muitos pioneiros da região podem ser fonte importante de informação histórica sobre o desenvolvimento da região.

Basso
O próximo livro a ser impresso na cidade já está pronto. É a biografia do ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Luiz Basso. Ele fez parte do cotidiano político de São Miguel do Oeste por mais de 40 anos. Foram 20 anos apenas como vereador. Muitas histórias e muitos fatos relevantes da política local tiveram Luiz Basso como protagonista. Com certeza não devem faltar detalhes sobre a eleição de 1985, a primeira eleição direta depois do governo militar para prefeito de municípios da área de segurança nacional. O livro está no prelo e deve ser lançado a partir de janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário