quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Eleição
Duas chapas estão se articulando para a disputa das eleições na subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Miguel do Oeste. Estão em andamento as montagens de chapas lideradas por Ari Borba Fernandes, advogado trabalhista, de um lado, e Júlio Bagetti, assessor jurídico da prefeitura, de outro. O grupo de Bagetti é ligado ao ex-presidente Antenor Andres Minetto, que exerceu a presidência da OAB por mais de 15 anos.

Três chapas
A nível estadual, três chapas deverão concorrer na eleição da OAB. O prazo para inscrição de chapas vai até 30 de setembro. Por enquanto, estão na disputa, extra-oficialmente, Paulo Brincas, Adriano Zanotto e Hélio Rubens Brasil. Nos próximos dias, o quadro deve ficar mais claro, com os apoios da categoria na região de fronteira. Os candidatos estaduais devem promover visitas aos advogados do Extremo Oeste.

Em campanha
Dez candidatos disputam as vagas para o Conselho Tutelar de São Miguel do Oeste. A eleição será realizada em 4 de outubro. O voto é facultativo. Os candidatos estão em campanha, abordando os eleitores nas ruas e entregando santinhos. Os eleitores poderão votar levando o título e um documento com foto, na urna instalada no Colégio São Miguel, no centro da cidade. Um bom momento para ver se o voto facultativo funciona e anima o eleitor.

Novo local
Pouca gente sabe, mas o Cartório Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral está funcionando no segundo andar do prédio da Rede Peperi de Comunicação. Na internet, o endereço que aparece é o antigo, na esquina da Padre Aurélio Canzi com a Sete de Setembro. O cidadão vai até lá e não tem nada. Nem um cartaz, indicando o novo endereço. O pior é para quem procura informação no fórum. Muitos servidores do Judiciário, na semana passada, ainda não sabiam da mudança.

Microbacias
Denúncias de irregularidades no Programa de Microbacias, hoje denominado SC Rural, são de arrepiar os cabelos. O programa surgiu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento em pequenas comunidades do interior, com a formação de associações e cooperativas. O dinheiro é repassado pelo Governo do Estado, por meio de financiamentos internacionais. Existem casos em que o resultado foi muito bom, com a implantação de pequenas indústrias, mas também existem distorções gravíssimas.

Falecido
Uma família da Linha Dois Irmãos, em São Miguel do Oeste, estranhou a divulgação de um documento do Programa de Microbacias da comunidade. Nele, constava o nome de uma pessoa da família como sendo sócia da associação. Detalhe: o familiar que fazia parte da associação, era falecido há alguns anos, antes mesmo da criação do microbacias. A viúva foi chamada e confirmou que a assinatura de seu falecido marido era falsa.

Arquivada
A denúncia da existência de um morto participando do Microbacias na Linha Dois Irmãos foi encaminhada ao Ministério Público Federal. Como não há dinheiro do Governo Federal envolvido, o procurador da República corretamente declarou incompetência, de ofício, e pediu o arquivamento, embora estivesse presente a materialidade do delito de falsificação de assinatura e indícios graves de irregularidades. O caso deveria parar na Promotoria de Justiça estadual, que é competente para investigar.

Bem vindos

O comércio de São Miguel do Oeste vem registrando um bom número de argentinos fazendo compras. O câmbio a quase quatro reais tornou baratos e atrativos os produtos vendidos pelo comércio local para os argentinos. Muitos empresários de São Miguel do Oeste se adaptaram rapidamente e já estão, inclusive, aceitando o pagamento em pesos e se arriscando no portunhol. O movimento não chega ao nível dos últimos meses do Governo Fernando Henrique, mas é um alento, nestes tempos bicudos e de vacas magras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário