quinta-feira, 10 de março de 2016

Monitorar?
As câmeras de monitoramento instaladas em várias rótulas do centro da cidade e que tinham como objetivo aumentar a segurança, agora serão usadas para emitir multas. Não que isso seja ruim, pois quem comete infrações, deve ser punido, mas o objetivo inicial não era este. Assim, não se surpreendam com novas multas chegando em casa, pelos Correios. São as câmeras, nas esquinas, verificando quem não respeita a ordem de parar na rótula, quem para em cima da faixa de segurança, quem não respeita o pedestre, etc...

Não pode
A Justiça Federal já decidiu: o DNIT é incompetente para aplicar multas sobre velocidade nas BRs. O TRF4 suspendeu três multas por excesso de velocidade aplicadas pelo DNIT e sustentou que o DNIT só tem competência para autuar infrações que digam respeito à infraestrutura das rodovias, como em casos de veículos com excesso de carga ou com nível de emissão de poluentes acima do permitido. Sobre velocidade só a Polícia Rodoviária Federal pode multar. Assim, multas emitidas pelo DNIT, nas lombadas eletrônicas da Willy Barth, por exemplo, podem ser suspensas e anuladas.

Caos
A maioria dos casos de dengue já confirmados no Estado foram registrados na região. 80% dos casos estão concentrados em Pinhalzinho. Dos 626 casos autóctones de Santa Catarina, na região foram identificados casos confirmados em pacientes residentes nos municípios de Águas Frias (1), Caibi (1), Cunha Porã (3), Descanso (18), Dionísio Cerqueira (2), Maravilha (1), Modelo (2), Nova Erechim (1), Pinhalzinho (501), São José do Cedro (1), São Miguel do Oeste (12), Saudades (2), Serra Alta (7). Na região de fronteira, a cidade que concentra o maior número de casos confirmados é Descanso.

Não funciona
As campanhas sistemáticas de acompanhamento e controle do mosquito da dengue não tem funcionado em São Miguel do Oeste. Já são vários anos de ações de conscientização, funcionários percorrem todos os locais, observando se as pessoas cuidam para que não surjam criadouros de mosquitos e o aedes aegypti continua se proliferando e os casos de pacientes confirmados só aumentam.  Não sou técnico na área e nem precisa ser para perceber que a estratégia usada até agora não funcionou. A saúde precisa buscar alternativas, fazer algo mais, ou os caos vai tomar conta da cidade, como já ocorre em Pinhalzinho.

Negativo
Pela primeira vez, em muitos anos, São Miguel do Oeste teve desempenho negativo na geração de empregos. No ano passado, a cidade viu diminuir em 162 as vagas de trabalho. 162 postos de trabalho extintos em 2015. São mais de 160 famílias atingidas por pessoas que perderam o emprego. O setor mais atingido pela crise e que mais desempregou foi o comércio. Ano a ano, São Miguel do Oeste terminava com 600 a 700 novos empregos gerados. A realidade, agora, é que a crise também já chegou por aqui, infelizmente.

Os nossos

Dia desses coloquei no Facebook uma cobrança acerca dos nossos deputados federais e as obras na BR 163, que estão abandonadas. Citei os deputados Celso Maldaner, João Rodrigues, Pedro Uczai e Valdir Colatto. São os deputados mais votados e eleitos pela região. Creio que tais deputados estão apresentando uma ação pífia em defesa da região e principalmente das obras na BR 163. Um leitor me perguntou “porque não coloquei o meu candidato a deputado federal”. Só para constar: o meu candidato está nessa lista. Votei nele e estou cobrando publicamente mais ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário