quarta-feira, 13 de abril de 2016

Chance

O Brasil tem a grande chance de ver-se livre da corrupção em todos os níveis. Jamais houve mobilização tão generalizada contra as práticas desonestas e políticos e empresários corruptos e corruptores. Independente de Dilma ser ou não ser afastada, há uma consciência coletiva de que que não se pode mais aceitar a falta de honestidade na política. É o grande momento para avançar contra essas atitudes condenáveis que estão levando o país à falência. Não se trata mais de culpar este ou aquele presidente, este ou aquele partido, este ou aquele governo. A questão ultrapassa esses interesses partidários e maniqueístas. Não se trata de ver quem é o bom ou ruim. A hora é de passar o Brasil a limpo.

Pergunta

A pergunta mais comum dos últimos dias, em São Miguel do Oeste, deve ser a mesma em todo o Brasil. Afinal, a Dilma sai ou fica? Há uma grande possibilidade de passar o impeachment na votação do próximo final de semana. Se passar, a Dilma ainda continua no governo. Para passar, são necessários 342 votos a favor do impeachment entre os 513 deputados. O cálculo, hoje, é de que são em torno de 300 favoráveis. Tem muita gente em cima do muro. Dilma só deixa o governo se a votação atingir os 342 votos a favor do impeachment e, depois, o Senado votar e também aprovar o impeachment. Até lá, Dilma continua.

Mudou

O deputado federal Celso Maldaner anunciou que vai votar a favor do impeachment, como a maioria dos deputados em Brasília. Resistiu até o último momento, já que na campanha pedia votos para Dilma. O curioso da história é que disse que mudou a pedido de sua filha, como presente de 15 anos. Isso segundo uma mensagem publicada no Facebook. E o que é publicado no Facebook, nem sempre é verdade... Conheço Caroline Maldaner, uma ótima pessoa, que foi minha colega no curso de pós graduação. A história do aniversário de 15 anos é fictícia. Maldaner, se mudou, deve ter seguido o apelo das ruas, e poderia ter dito que está adotando a posição das bases do PMDB. Essa história de aniversário de 15 anos da filha acabou virando piada.

As notas

Celso Maldaner vem sendo criticado nas últimas semanas, como jamais foi. Acompanho a história do deputado desde o tempo em que ele era prefeito de Maravilha. Passou por maus bocados, enfrentando um vendaval em 1984, com mortos, feridos e muita destruição. Eu estava lá e fui testemunha desses momentos terríveis. Conquistou o frigorífico da Aurora e depois começou sua vida parlamentar, na Assembleia Legislativa. A eleição de 2014 foi a mais tranquila, com mais um mandato conquistado e votação em todo o Estado. Curiosamente, a posição a favor de Dilma, está causando um grande desgaste e até as notas de almoço em Maravilha serviram de motivo para criticá-lo.

Em casa

Celso Maldaner vem sendo muito criticado por ter tirado notas de almoço em Maravilha, na cidade onde reside e onde, supõe-se, não precisa de refeições pagas pelo Congresso Nacional. Ainda mais se tais notas forem de mais de 250 reais, valor muito acima de qualquer refeição no melhor restaurante da região. Fica parecendo suspeito. Creio que tais despesas podem ter sido motivadas pelo pagamento de almoço com assessores ou dirigentes partidários, que o deputado tenha resolvido pagar, mas de qualquer forma, Maldaner deu lenha para quem pretendia queimá-lo na fogueira.

Obras

Visitei a cidade de Itapiranga, por conta de um trabalho profissional que estou desenvolvendo, e conheci as obras da nova sede da Rede Peperi. Um prédio em estilo enxaimel, valorizando a cultura germânica, que deverá se transformar em atração turística na cidade. O empresário e jornalista Adilson Baldissera acertou em cheio. O investimento também reforça a atuação dos gerentes, Noeli Bortoluzzi e Abrão Moura. A abrangência e a importância da Rádio Itapiranga junto à população do Vale do Rio Uruguai é um fenômeno que poderia ser estudado nos meios acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário