sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Ficha limpa
O vereador do PMDB, Cassio Augusto da Silva, ingressou com um projeto na Câmara pedindo que o plenário aprove lei estabelecendo que uma das exigências para a posse de ocupantes de cargos comissionados seja a ficha limpa fiscal. O nomeado não pode ter dívidas com a Fazenda Pública, incluindo-se tributos, multas e etc... A iniciativa é boa e revela que o vereador, sobre quem criou-se uma boa expectativa, por ser estreante no Legislativo, chegou com boas ideias e iniciativas. Isso também prova que os vereadores, se tiverem criatividade, podem sugerir leis interessantes para a comunidade.

Bomba
Uma prefeitura da região está tomando uma iniciativa perigosa para se eximir da folha de pagamentos. Está contratando agricultores para realizar o trabalho de silagem nas propriedades do interior. Agricultor que tem equipamento está trabalhando para a prefeitura através de contrato. Isso burla a contratação de servidores e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O problema é que os agricultores podem ter sérias complicações na hora de se aposentar pelo INSS. Agricultor precisa sobreviver da propriedade para ter aposentadoria. Se trabalha para a prefeitura perde a condição de agricultor familiar.

Continua
A discussão em torno do estacionamento rotativo continua polêmica. Na última coluna, publiquei algumas notinhas, sem a pretensão de esgotar o assunto e muita gente se manifestou. Nesta, continuamos com mais alguns aspectos. Uma das maiores reclamações é que comerciantes e comerciários vem para o centro da cidade e ocupam os espaços de estacionamento durante todo o dia, deixando poucas vagas para os clientes. Em algumas situações, isso é verdade. Também é verdade, na minha opinião, que basta que essas pessoas deixem seus veículos em casa para solucionar o problema.

Culpa
O grade gargalo dessa história é que todo mundo põe o problema na culpa dos outros. Tinha um comerciante que todo dia pela manhã tirava o veículo da garage e estacionava na frente da empresa. E reclamava da falta de vagas. A presidente do sindicato dos Comerciários, Ivanir Reisdorfer, levanta outros dois aspectos importantes. A primeira é a precariedade do transporte coletivo. A segunda é a exigência de vale transporte, que deve ser pago pelas empresas. Os dois aspectos também são inter-relacionados. O transporte é ruim porque não tem público e não tem público porque os trabalhadores não tem vale transporte.

PSDB
O ex-vereador Flávio Ramos deve trocar o PMDB pelo PSDB. A informação é do também ex-vereador do PMDB, Deoclécio Zanatta, o Fio. Flávio Ramos, por muito tempo, foi uma das principais lideranças peemedebistas da cidade, atuando como vereador, como dirigente partidário ou como secretário municipal. Durante o governo de João Carlos Valar, assumiu como secretário. Num episódio que repercutiu muito, foi atacado por pessoas do próprio governo, tendo se afastado e deixado o PMDB. Agora, Flávio Ramos está pensando em novos ares junto ao ninho tucano.

Presas

No último domingo, quatro mulheres foram presas por tentar colar em concurso público numa prefeitura da região Levavam cola dentro do bojo do sutiã. O que surpreende, a meu ver, é que não se tratava de nenhuma pessoa iletrada. As quatro concorriam às vagas de dentista, psicóloga e assistente social. São, portanto, pessoas graduadas, com diploma universitário e que tem perfeita noção do que seja honesto ou desonesto. O pior é que essas pessoas foram flagradas, por isso o problema apareceu. E quantas pessoas não são flagradas e ingressam no serviço público através desses expedientes espúrios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário