quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Milagres
Tem gente fazendo milagres, mesmo em tempos de economia difícil e de falta de dinheiro para a maioria. Mesmo aqui em São Miguel do Oeste se vê investimentos enormes, ostentação, enquanto o cidadão comum corre e se esfalfa para manter as contas em dia. E às vezes nem isso consegue. Para os “sortudos” que ganham dinheiro a rodo e sem fazer força, a Justiça e a segurança pública estão dedicando especial atenção. Nas últimas semanas, operações policiais e prisões tem demonstrado a origem dos milagres financeiros. O santo ao qual eles são devotos é o mesmo: o santo do pau oco! Já você, que igual a mim não acredita em milagres, continue ralando, pois as contas chegam e nem sempre dá para pagar todas.

Bancos
O atendimento nas agências bancárias vem sendo precarizado há tempos em São Miguel do Oeste. O Banco do Brasil é um dos exemplos. Fechou a agência da XV de Novembro e centralizou todo o atendimento na agência da Padre Aurélio. Ocorre que os clientes das duas agências foram concentrados todos em uma agência só, sem o acréscimo de um único caixa eletrônico. O resultado são filas permanentes durante o horário de funcionamento da agência. Nada contra os servidores, que atuam com presteza e educação, mas a situação dos clientes é precária.

Também
Para quem costuma criticar servidor público, o problema do atendimento bancário não é privilégio de banco público. Os bancos privados, de igual forma, vem procurando substituir trabalhadores por máquinas. De preferência, inclusive, que o cliente nem vá à agência. Que faça o auto atendimento de casa, via telefone, celular ou computador. Agora, tem informação sobre o fechamento de agência de mais um banco na cidade. Desta vez é o HSBC, cuja agência será fechada no dia 22 de agosto. As contas dos clientes vão passar todas, automaticamente para o Bradesco.

INSS
Outra instituição que vai mudar bastante é a Previdência Social. O processo eletrônico chegou ao INSS. Será necessária a assinatura eletrônica de advogados e as entrevistas dos segurados com os servidores, na agência, serão substituídas pelo sistema informatizado. De um lado, o serviço tende a melhorar, pela uniformização do sistema, que hoje peca pela interpretação sem critérios de caso a caso. De outro, retira do sistema os atravessadores, que sem habilitação jurídica intermediam aposentadorias, especialmente dos segurados mais humildes, que tem dificuldades para encaminhar as aposentadorias sem advogado.

Gargalo
Na Previdência Social, especialmente na agência local, o grande problema são as perícias. Por falta de médicos peritos, as agendas estão sendo feitas para meses à frente, sem grandes perspectivas de mudanças a médio prazo. Seria necessário um concurso público para contratação de novos peritos, mas diante da situação da Previdência Social e do país, é quase impossível imaginar que isso irá acontecer em breve. E a relação dos segurados com os peritos? Já há até processos na Justiça envolvendo essa relação, quase sempre conflituosa.

Casan
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram pedido do vereador Vagner Passos para realizar uma audiência pública para discutir “a falta de investimentos e a negligência no abastecimento de água” da Casan. O requerimento foi aprovado por unanimidade. O vereador afirma que ao mesmo tempo em que “brota água do chão”, nas torneiras falta água. Conforme ele, isso revolta porque não é só um dia que acontece isso, e não é a primeira vez. Os problemas no abastecimento de água vêm se arrastando há tempos. Vagner Passos critica ainda o fato de a Casan cobrar taxa pelo serviço independentemente da quantidade consumida.



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