quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Evolução
Nas últimas semanas tivemos evolução em alguns setores importantes de nossa cidade, que dão perspectivas positivas para o futuro do município. Uma delas é a implantação da Havan, anunciada e que deveria receber apoio incondicional do município. Afinal, são novos empregos e movimentação econômica, que todo cidadão almeja. Se bobear, acaba indo para outras cidades, como temos vários exemplos. Pena é que tenha gente contra. Ouvi até barbáries de quem pretende boicotar esse projeto alegando que a Havan representa trabalho escravo! Um absurdo sem cabimento.

Evolução II
Está quase sacramentada a instalação da delegacia de Polícia Federal em São Miguel do Oeste. O prefeito, vereadores e a comunidade deveriam reforçar esse projeto, que vai beneficiar em muito a nossa cidade. Ainda mais que estamos em processo de liberação do tráfego na fronteira, através de Paraíso. Com isso, se poderá instalar a aduana e a presença da Polícia Federal é o primeiro passo. Por enquanto, as notícias sobre isso vem de Dionísio Cerqueira, onde os delegados tem dito que é apenas uma questão de tempo a instalação da delegacia de São Miguel do Oeste.

Evolução III
A própria instalação da aduana em Paraíso, para o tráfego de mercadorias na fronteira está andando. Ainda lentamente, mas o projeto não está parado. Deveria ser prioridade absoluta para as comunidades de São Miguel do Oeste e Paraíso. A importância é tanta que representa mais até do que a implantação de uma grande indústria. Haverá movimentação econômica e empregos, abrindo novas perspectivas para as duas cidades. O empresariado, inclusive, é o maior interessado pela abertura de novas oportunidades de importação e exportação.

Evolução IV
O projeto do contorno viário, que encontra-se abandonado, assim como a BR 163, parece dar sinais de vida. O prefeito Wilson Trevisan está empenhado pessoalmente na movimentação junto aos DNIT. Está correto. Prefeito enfiado em gabinete não serve para nada. É só uma figura decorativa. Para isso tem tantos secretários e diretores. Prefeito tem que liderar, articular, buscar saídas para o município. O que o prefeito Wilson Trevisan está fazendo, ao buscar a viabilização de projetos, é um alento para um município que navega há muito tempo no ostracismo.



Evolução V
Uma mobilização regional para garantir a instalação do curso de Medicina em São Miguel do Oeste é outro ponto muito positivo. O vice-reitor Vitor Dagostini deixou claro que o projeto da UNOESC precisa ser avalizado pela comunidade para ter um mínimo de viabilidade. As autoridades políticas e econômicas precisam se mobilizar urgentemente. Basta ver quantos filhos de nossa gente estudando longe de casa, em outros estados e até em outros países, para entender a importância desse projeto.

Pouca
O site da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste tem um ícone para que o cidadão pesquise dados da transparência nas contas públicas. O curioso é que só tem informações disponíveis dos anos de 2000 e 2001. O site ainda informa que “este espaço foi desenvolvido para que todo cidadão tenha acesso às informações de interesse público, em atendimento as legislações da Transparência Pública e do Acesso a Informação”. Se o cidadão entrar no site da Câmara de Vereadores em busca de transparência e acesso à informação, pelo visto, vai encontrar quase nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário