quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Piores
Metade das 16 piores Câmaras de Vereadores, na relação entre o que se gasta com o Poder Legislativo e o que o município arrecada estão no Oeste do Estado. Duas delas, aqui na fronteira. Em Belmonte, o município arrecada por ano, em receitas próprias, 423 mil. Os vereadores gastam 702 mil. Dá 141% da arrecadação. Ou seja: o município precisa de dinheiro de fora só para pagar os vereadores. Em Bandeirante, a arrecadação é de 498 mil, mas os vereadores gastam 551 mil. Ou seja, 111% do que o município arrecada.

Outros
Além dos dois da fronteira, Bandeirante e Belmonte, também gastam mais do que os municípios arrecadam, no Oeste, os vereadores de Coronel Martins, Lageado Grande, Marema, Santa Terezinha do Progresso, Cunhataí e Tigrinhos. Nesses casos, você fica pensando se vale a pena pagar alvará, ISS, ITBI, IPTU apenas para sustentar os vereadores e a Câmara. Sem esquecer que tudo o que você paga de imposto para a prefeitura ainda não é suficiente. O município tem que pegar dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios ou do ICMS para completar a conta.

Emprego
Em muitos municípios da região, o maior benefício que a existência de uma prefeitura propicia nem são as obras. São os empregos. Na maioria dos municípios menores, a prefeitura é a maior empresa e os cargos comissionados são a única opção de trabalho. Também por isso, as eleições são tão acirradas e viram verdadeiras guerras. Ganhar ou perder o poder pode significar ter ou não ter emprego por quatro anos. Em alguns casos, como em Bandeirante, os cargos comissionados foram usados apenas para colocar gente para dentro da prefeitura, em desvio de função. O MP está de olho nisso e ingressou na Justiça com Ação Civil Pública por improbidade administrativa, tanto contra o atual prefeito, quanto contra o anterior.

Inquéritos
O Ministério Público instaurou, na última sexta-feira, dois procedimentos para investigar fatos que podem dar o que falar. Num deles, deve apurar supostas irregularidades no repasse de verbas públicas pelos municípios da comarca às entidades privadas AMEOSC, AVEOSC, ABRACAM, UVESC, Federação Catarinense de Município e Confederação Nacional de Municípios. Na outra, investiga suposta embriaguez ao volante de servidor público, na direção de veículo pertencente à prefeitura de Guaraciaba, que culminou em acidente de trânsito e consequentemente em prejuízo ao erário.

Recorreu
O Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça contra a absolvição da vereadora Maria Tereza Capra, no processo relativo à contratação de shows para o São Miguel Tchê de 2012. Maria Tereza era secretária de Cultura. Ela disse que já esperava. Agora, a defesa formada por ela, em causa própria, e o advogado Paulo Borsatto, com apoio de Luiz Cláudio Carpes, vai tentar manter a absolvição, no tribunal. Maria Tereza afirma que o resultado positivo foi obtido pelo empenho de Borsatto e Luiz Cláudio na busca de provas contra a denúncia do promotor.

Bonito

Os finais de semana tem sido marcados por muitas atividades na rua coberta, na praça Walnir Bottaro Daniel, com atividades culturais e grande público. Música, leitura, atividades físicas, pessoas tomando chimarrão, crianças brincando e correndo. A área central de São Miguel do Oeste é um dos locais mais bonitos da região. Merece ser tratado com cuidado pelo poder público e pelos cidadãos. Parabéns a quem se dedica na área cultural e urbanística. Nossa cidade precisa desse tratamento e dessa atenção sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário