quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Todos
O prefeito de Bandeirante demitiu 12 servidores que ocupavam cargos de confiança. O Ministério Público determinou a demissão de todos os servidores comissionados que ocupavam cargos de provimento efetivo. O prefeito José Berti optou por demitir os servidores nessa condição e não se contrapor à posição do promotor. O preenchimento das vagas deve ser feito através de concurso público. Pela lei, comissionado só pode ocupar cargos de direção ou de gerência no serviço público. Os demais precisam fazer teste seletivo, para contrato temporário, ou concurso, para cargo efetivo.

Pequena

O município de Bandeirante é uma comunidade pequena e que não comporta manter funcionários apenas na condição de diretores. Na verdade, os diretores tem que por a mão na massa. Conforme Berti,  ninguém estava fora da função, mas eles faziam de vez em quando alguns trabalhos que no entender da justiça não podem ser feitos por quem tem cargo de diretor. Exemplo: um diretor de departamento só deve mandar. Se for necessário dirigir uma ambulância, trata-se de um motorista em desvio de função, apenas para burlar a necessidade de contratação de efetivo, por concurso público.


Denúncia

O que complicou a situação foi que depois do horário de expediente no posto de saúde, uma senhora de Getúlio Vargas passou mal. Ligaram no postinho e só tinha o secretário e o diretor de Saneamento. O plantonista estava levando outros pacientes. O diretor pegou a ambulância e foi socorrer a velhinha. Quando chegou ao hospital, encontrou a ex-secretária Sirlei Gobi, que bateu fotos e mandou para o promotor. Resultado, os bens do prefeito José Berti e dos secretários estão bloqueados e os servidores perderam o emprego.


Definida
A prefeitura de São Miguel do Oeste já tem data para começar o funcionamento do estacionamento rotativo. As regulamentações serão feitas no início de ano que vem. Não foi colocado em prática nesse final de ano por que iria causar muita confusão, devido ao Natal. Também será necessário regulamentar as vias de mão única antes do rotativo. As mudanças não precisam mais passar por votação na Câmara. É um ato que depende apenas do COTRASMO. O planejamento da secretaria de Desenvolvimento Urbano pretende ativar o rotativo até o final do primeiro semestre.

Mão única

Já estão definidas as ruas que terão mão única no centro da cidade. As mudanças vão ocorrer na Marcílio Dias, XV de Novembro, La Salle e Itaberaba e se restringem apenas a trechos na área central. A mão única não é na rua inteira. Conforme o secretário Cássio da Silva, as alterações ocorrerão nos trechos onde hoje o trânsito é caótico e provoca pequenos engarrafamentos durante o dia. A tendência é que em poucos anos a situação fique bem pior. Alguns comerciantes são contrários à implantação de mão única.

Cresce
A cidade de São Miguel do Oeste registra em média 3 veículos novos por dia. Hoje já são mais de 32 mil emplacados na cidade. 3 por dia, dá mais de mil veículos novos por ano. São Miguel do Oeste é um dos municípios com maior índice de veículos por habitante. O secretário Cássio da Silva acrescenta que o assunto envolvendo estacionamento rotativo, mão única e engarrafamentos já se esgotou e não cabem mais discussões. Agora é só implantar o que foi discutido e aprovado na Câmara de Vereadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário