Dilma: a presidenta de Marte
Cada vez que vejo a presidente afastada, Dilma Rousseff, fazendo um pronunciamento, fico com duas impressões. A primeira é que ela não tem o menor traquejo para falar em público. Tem um vocabulário tosco, desarticulado, non sense. A segunda é que alguém precisa avisar a anta (seria, presidanta?) que ela está no planeta Terra.
O presidente Getúlio Vargas escreveu a Carta-Testamento, antes do suicídio em 1954. A tal carta da Dilma, lida ontem no Palácio da Alvorada, poderia ser denominada a Carta-Desespero.
Ela consegue emendar tantas bobagens que para entender tem que separar umas das outras.
Dilma reconhece que cometeu erros em seu governo, propôs um plebiscito para consultar os brasileiros a respeito de uma nova eleição presidencial, continuou na lenga-lenga do “golpe” e disse que a democracia vencerá.
Vamos lá:
Erros no governo - Num grande esforço de humildade ela admite erros e ao mesmo tempo culpa o atual governo pelos números ruins na economia. Dilma estaria louca? Ela não é economista? Basta ler os relatórios, as estatísticas disponíveis até no Google para ver que os números vem se deteriorando desde 2010, quando ela era presidente! Foi por conta dos erros de Dilma que estamos nessa canoa furada, todos nós!
Plebiscito - Não há na Constituição, qualquer previsão de plebiscito para a realização de novas eleições. Isso é inconstitucional. O que há é a previsão de afastamento da presidente por impeachment, em caso de crime de responsabilidade, exatamente como está sendo feito, observando-se todos os preceitos constitucionais, como ampla defesa e contraditório. Plebiscito é uma tentativa desesperada de escapar da cassação.
Golpe - Dilma veio de novo com essa história do golpe. Que golpe? Tudo está sendo feito com a avaliação criteriosa do STF, a nossa Suprema Corte, observando o que está escrito na Constituição Federal. E vejam que o STF, a maioria de seus membros, foram nomeados pelos governos Lula e Dilma. Até Teori Zavascki, o mais esponjoso dos ministros, que sempre se posicionou a favor da dupla, agora autoriza a investigação pelo crime de obstrução à Justiça! Dilma cansou de cometer crimes, razão pela qual cabe o processo de impeachment que está em andamento e pelo menos mais uns dez!
A democracia vencerá - Sem dúvida! A democracia vencerá e a Dilma será afastada. Aliás, para quem está de braços com mandaletes e ditadores como Nicolás Maduro, Fidel Castro, Evo Morales e outros, é contraditório falar em democracia.
Para quem pegou em armas, assaltou bancos e tentou dar um golpe armado, nos anos 60 e 70, defender a luta democrática também é contraditório. Mas Dilma tem razão. A democracia vencerá e ela será afastada pelas normas estabelecidas dentro do Estado Democrático de Direito, cujas regras estão insculpidas na Constituição Federal, a Carta Magna, a Lei Maior de qualquer nação democrática do Planeta Terra.
Em Marte, talvez, Dilma tenha melhor sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário