quarta-feira, 18 de março de 2015

Você adora a ditadura?

Sem piadas, sem brincadeira. É saudável, de vez em quando, uma troça, uma empunha, quando a liberdade entre amigos permite.
Mas tenho lido e ouvido muito acerca de ditadura, inclusive de amigos meus, pessoas inteligentes, que defendem uma intervenção militar, a ação do Exército tomando o poder. Sei que muitos irão me criticar e quem vem a público expor sua opinião deve ser democrático o suficiente para aceitar as críticas. Esse é o espírito.
Quando ainda era adolescente, no Cecy Leite Costa, fiz o máximo que se podia transgredir, nos anos 70, quando numa cerimônia com toda a escola, para comemorar o Dia do Estudante, fui escalado para falar em nome dos estudantes e li o Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels. Mas eu tinha 15 ou 16 anos. E falar, expor o seu pensamento, era o maior desafio. E um grande risco.
Falar hoje na volta dos militares é desafiar a razão. É brincar com fogo. O Brasil passou 20 anos sob o jugo de ditaduras, que só saíram depois de muita luta do povo contra a força dos quartéis. Nem falar era possível. Sair às ruas e protestar, como hoje, nem pensar. Fazer um discurso, por mais moderado e conservador, se fosse contrário ao governo bastava para prisões arbitrárias, torturas e "desaparecimentos".
Leiam Tortura Nunca Mais, um livro de Dom Paulo Evaristo Arns.
Não quero entrar na dividida que já antevejo de discutir se os presos eram terroristas, guerrilheiros, comunistas, bandidos ou apenas opositores do regime, pois essa discussão nunca acaba. Não é o caso.
O problema dos regimes de exceção está na liberdade de expressão e de pensamento. Isto que estou escrevendo só é possível num regime democrático de Direito. Vai escrever isso em Cuba ou na Venezuela, para ver o que acontece. Toda ditadura é ruim. Aqui, em Cuba, na Coreia do Norte, na Espanha ou em Portugal, no século passado. Só pensa diferente quem não conhece ou quem adora uma ditadura.
O problema do Brasil não é a democracia. Nem a democracia é propriedade da esquerda. A democracia é imprescindível para o Brasil e para os brasileiros. O que devemos varrer do Brasil não é a democracia. São os políticos corruptos. Esses, temos que colocar atrás das grades, que é o seu lugar. Não no comando do governo do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário